fbpx

Porque é que os gatos adoram casas de banho?

Já deu por si a procurar o seu gato nos sítios mais óbvios e, finalmente encontra-o na casa de banho? Ou de o/a acompanhar quando entra neste compartimento e quer um pouco de privacidade? Pois é, estes felinos têm muitas manias engraçadas e misteriosas, mas muitos comportamentos têm uma explicação. Perceba aqui o porquê de muitos gatos adorarem passar tempo nesta divisão da casa.

1 – Atenção fácil

Os gatos são animais extremamente observadores e reparam facilmente que nós, humanos, dentro da casa de banho, não temos aquelas habituais distrações como televisão, computador ou outras atividades que nos fazem ignora-los. Assim, estes felinos aproveitam que estamos presos num espaço pequeno e sem nenhum entretenimento, para conseguir a nossa fácil atenção.

2 – Água fresca e em movimento

Muitos gatos adoram beber água da torneira. Este comportamento é muito comum nestes felinos uma vez que a água corrente é mais fresca e saborosa (por ter mais oxigénio dissolvido) do que a água parada da tigela.
Para além disso, na natureza os felinos bebem água de rios, lagos, reachos e, por isso, a água corrente aproxima-os muito mais do seu ambiente natural.

É por estes motivos que aconselhamos sempre o uso de fontes. Leia aqui as vantagens.

3 – O espaço ideal para brincar

Do ponto de vista dos gatos, um quarto de banho pode ser um autêntico parque de diversões. Rolos de papel higiénico para desfazer, tapetes para enrolar, água corrente para observar, locais altos para saltar…
Se o seu gato for asneirento ao ponto de destruir rolos de papel higiénico, aconselhamos a manter a porta fechada, principalmente quando nenhum dono está em casa para o “educar”.

4 – Curiosidade

A maioria dos gatos detesta portas fechadas. Nós humanos, quando vamos à casa de banho, fechamos naturalmente a porta. Estes animais, como são tão curiosos, gostam sempre de saber o que acontece em cada uma das divisões, e é por isso que preferem acompanhar os donos na ida a este compartimento.

5 – Lavatórios que poderiam ser camas

Geralmente, os lavatórios têm uma forma arredondada que aconchega confortavelmente o corpo de um gato. O facto de os lavatórios estarem localizados a uma altura significativa também lhes agrada bastante, uma vez que adoram sítios altos (inalcançáveis para cães, por exemplo). Para além disso, principalmente nos dias de calor, estes felinos gostam de se deitar nestes cerâmicos por serem materiais frescos.

6 – Simplesmente gostam dos seus donos

A casa de banho é um compartimento da casa que acumula muitos cheiros seus e, o seu gato, como gosta de si, também gosta do seu odor.
Para além disso, sendo o gato um animal muito curioso, observar o seu dono a lavar os dentes, a pentear-se ou a tomar banho pode ser bastante interessante para estes felinos.

E o seu gato costuma passar muito tempo na casa de banho? Já fez alguma asneira lá dentro ou simplesmente gosta de contemplá-lo/a enquanto escova os dentes? Deixe-nos um comentário.

Quer conhecer mais o mundo felino? Leia aqui os nossos artigos da categoria Comportamento.

2 comentários no artigo “Porque é que os gatos adoram casas de banho?

  1. Maria lucinda comentou:

    Estou absolutamente de acordo!
    Uma das minhas gatas, a Grisy, adora assistir ao meu banho e segue, com a maior atenção, as diversas etapas de “maquillage”….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *