fbpx

Porque é que a maioria dos gatos não gosta de se molhar?

Enquanto que os cães adoram nadar e brincar na água, é sabido que a maioria dos gatos odeia molhar-se, mas nem todos são assim…

Gatos domésticos que não gostam de água

Os gatos são animais extremamente limpos. Estão constantemente a lavar-se, detestam ter a caixa de areia suja, tapam tudo o que no seu entender é pouco asseado, de modo a que nada tenha mau cheiro. Podemos dizer que são obcecados por limpeza, porém detestam molhar-se. Já pensou porquê?

1 – Fator genética

Os nossos gatinhos são descendentes dos felinos que viveram numa zona muito seca e árida (no Médio Oriente), onde não havia grandes quantidades de água e, por isso, não foram habituados a lidar com este recurso. Tal como os gatos, todos os outros animais originários dessa zona, não apreciam molhar-se.

2 – Fator instinto

No seu habitat natural, os felinos lavam-se não só com o intuito de permanecerem limpos como também de manterem um odor agradavelmente neutro para evitar que nenhuma presa ou predador detecte a sua presença. Assim, quando um gato toma banho, perde o seu odor natural e sente-se instintivamente desprotegido.

Para além disso, o pêlo encharcado faz com que o animal fique mais pesado o que compromete a sua agilidade e velocidade, tornando-se uma presa mais vulnerável e um predador menos eficaz.

3 – Fator temperatura

Com o pêlo molhado, a temperatura corporal de um gato decresce significativamente. E já todos sabemos que os gatos detestam sentir frio.

Porém, se a água não for em excesso, devido à grande curiosidade que os caracteriza, pode ter um efeito atrativo sobre eles. Quem nunca viu um gato fascinado pelas gotas de água que escorrem sobre os vidros da janela num dia de chuva? Ou um gato que observa durante muito tempo uma torneira a pingar?

Preciso de dar banho ao meu gato?

Um gato saudável passa grande parte do tempo em que está acordado a lavar-se. A língua áspera é suficientemente eficaz para retirar pêlos soltos e pequenas sujidades acumuladas. Por isso, regra geral, não necessita de dar banho ao seu gato pois pode ser uma experiência bastante desgastante e traumatizante para ele.

Gatos idosos que pouco se lavam e gatos que passam muito tempo fora de casa podem eventualmente precisar de banhos.
Gatos de raças sem pêlo (Sphynx) precisam de mais cuidados e, portanto devem tomar banho pelo menos uma vez por semana para preservar a saúde e higiene da pele.

Gatos domésticos que gostam de água

Algumas raças de gatos domésticos apreciam água e são bons nadadores, justamente porque descenderam de felinos originários de outras zonas do globo que viveram familiarizados com este recurso. São eles os Maine Coon, os Turkish Van, os Bengal, os Savannah, os Abyssinians, entre outros.

E em relação aos outros felinos?

Felinos de climas mais quentes, como leões, tigres, leopardos e onças gostam de água para se refrescar e geralmente são bons nadadores. Felinos de climas mais frios, como linces e leopardos da neve, evitam molhar-se para se manterem quentes.

E o seu gato? Como reage à água?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *