fbpx

Nomes e tons que despertam mais atenção a um gato

Vamos ser sinceros… Muitos de nós, quando falamos com os nossos gatos, utilizamos uma voz infantilizada, não só por ser mais fofo mas também porque já percebemos que estes animais reagem mais e melhor a este tom, verdade? E porque será?

Na Natureza, os felinos encaram melhor sons agudos (como o chilrear de pássaros ou o chiar de ratos) do que sons graves (como rugidos de predadores ou trovões). Isto é, está-lhes nos genes associarem os sons mais agudos a sentimentos de segurança, confiança e bem-estar e, por outro lado, os sons mais graves a sentimentos de medo e desconfiança.

Quando falamos com voz fininha, os tons agudos predominam o que leva a que estes animais prestem mais atenção e se sintam mais confortáveis. Pelo contrário, quando falamos com a voz muito alta e/ou grossa, provavelmente não vão gostar e irão sentir-se ameaçados. É por este motivo que, no geral, os gatos preferem a voz tipicamente fina das mulheres do que a grossa dos homens.

Os gatos reconhecem o seu próprio nome?

Ao contrário da maioria dos cães que correm quando chamamos pelos seus nomes, os gatos podem ignorar-nos vezes sem conta. Questionamo-nos se eles ouvem bem, se sabem o seu nome ou se simplesmente gostam de nos ignorar. 

Num estudo realizado pela Universidade de Tokyo, os gatos domésticos responderam mais aos seus próprios nomes do que a outras palavras idênticas, mesmo quando foi um estranho a chamar.
Noutro estudo, descobriu-se também que os gatos reconhecem a voz dos seus donos pois responderam mais do que às vozes de desconhecidos.

Por isso, a resposta é sim, os gatos podem reconhecer o seu próprio nome, mas, por vezes, quando o assunto não lhes interessa, preferem ignorar-nos.

Que nome devo escolher para o meu gato?

Se quisermos que o nosso animal se habitue e responda mais eficazmente, devemos escolher um nome que contenha, mas sobretudo que termine, em sons “ii” pois são frequentemente ditos com entoações mais agudas. Tommy, Charlie, Daisy, Grisy, são alguns exemplos.
Nomes curtos tornam-se também mais facilmente decorados pelo gato.

E o seu felino reconhece o seu próprio nome? Como reage a tons mais agudos? Conte-nos num comentário.

2 comentários no artigo “Nomes e tons que despertam mais atenção a um gato

  1. Leonor OLiveira comentou:

    Artigo muito interessante.
    Os meus gatos reconhecem perfeitamente o seu nome. Habitualmente falo com um deles fazendo uma voz fininha e não há dúvida de que ele gosta! Começa imediatamente a miar e a rebolar.
    Obrigada

  2. Graça comentou:

    Olá Gataria
    Gosto muito de ler os artigos por vós recomendados, sobre certas atitudes, comportamentos e as reações dos nossos gatinhos a determinados estímulos .
    Este artigo não é exceção .
    Obrigada Gataria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *