fbpx

10 factos fascinantes sobre as patinhas dos gatos

As patinhas delicadas dos gatos são talvez a parte do corpo mais fofa e adorável destes animais. São tão suaves e perfeitas que só nos apetece tocar nelas. A Gataria reuniu diversos factos interessantes sobre a complexidade destes membros… Descubra aqui:

1 – Comunicação silenciosa

As patas dos gatos contêm glândulas que libertam feromonas com um odor característico.
Quando um gato arranha sofás, tapetes ou outros objetos deixa o seu perfume natural, marcando assim o seu território. Estes cheiros são praticamente indetetáveis pelos nossos narizes humanos, mas outros animais serão capazes de farejar e perceber que aquele local já tem dono.

2 – Incríveis amortecedores

Já se perguntaram porque é que os saltos dos gatos são tão silenciosos e graciosos? As almofadas das patinhas destes animais atuam como excelentes amortecedores pois suavizam o impacto da queda e abafam o som, tornando-os caçadores silenciosos que passam despercebidos para as suas presas.

3 – Destros ou canhotos?

Tal como nós humanos, os gatos também têm preferência em utilizar uma das patas em detrimento da outra. Um estudo realizado pela Animal Behavior Center da Queen’s University, em Belfast, mostrou, curiosamente, que os gatos machos eram significativamente mais propensos a usar a pata esquerda, enquanto que as fêmeas preferiam a direita.

Descubra qual é a pata dominante do seu gato, atirando um brinquedo para uma área pouco acessível. Que pata prefere ele usar?

4 – Na ponta dos pés

Ao contrário de nós humanos que somos plantígrafos (caminhamos apoiados na planta dos pés), os gatos são digitígrados, ou seja, apoiam-se nos dedos. Esta característica dá-lhes uma enorme vantagem de sobrevivência pois conseguem mover-se mais rapidamente, tornando-se, por um lado, caçadores mais eficientes e, por outro, presas mestres na fuga aos predadores.

5 – Poderosos sensores

A maioria dos gatos não gosta que lhes toquem nas patas pois estas são extremamente sensíveis. Contêm grandes concentrações de recetores nervosos que possibilitam a capacidade de sentir vibrações, mudanças de texturas e temperaturas. Os gatos adoram massajar as suas patinhas contra cobertores fofos justamente porque sentem a textura macia que tanto os conforta.

6 – Extremamente flexíveis

As patas dos felinos são extremamente flexíveis. A capacidade de as conseguirem dobrar para dentro permite-lhes subir às árvores e afastar galhos com imensa facilidade e destreza.
Por outro lado, essa característica faz com que a descida seja bem mais difícil. Por isso é que vemos muitos gatos aflitos no cimo das árvores, sem conseguirem descer.

7 – Um pandã de cores

No geral, a cor das almofadas das patas condiz com o padrão da pelagem.

Gatos pretos geralmente têm as almofadinhas pretas. Já nos gatos brancos estas são habitualmente cor-de-rosa. Gatos de várias cores normalmente apresentam as almofadas cor-de-rosa com manchas pretas.

8 – Regular a temperatura

As almofadas das patas destes felinos possuem glândulas sudoríparas que libertam suor, auxiliando a regular a temperatura do corpo e a evitar o superaquecimento nos dias mais quentes.

Quando estão nervosos ou assustados estes animais tendem a suar mais, tal como nós humanos.

9 – O número de dedos

Já repararam que os gatos têm cinco dedos nas patas dianteiras, mas apenas quatro nas patas traseiras?

O dedo extra na pata da frente tem uma função extremamente importante: ajuda-os a segurar melhor as presas e também fornece uma melhor sustentação quando escalam árvores

10 – Limpeza ao pormenor

As patas são um excelente veículo que os gatos utilizam para higienizar as áreas mais difíceis de alcançar (face, orelhas, pescoço).

Os gatinhos geralmente começam a usar as patas dianteiras para os banhos diários antes das 4 semanas de idade.

Já conheciam todos estes factos? De que cor são as patinhas dos vossos gatos? São destros ou canhotos? Deixem-nos um comentário.

4 comentários no artigo “10 factos fascinantes sobre as patinhas dos gatos

  1. Graça comentou:

    Olá
    A minha gata gosta mais de utilizar a patinha direita para brincar e até para dar sapatadas nos objetos.
    Por isso pressuponho que seja destra….
    Quanto às almofadinhas, são rosadas e com algumas manchas pretas.
    Obrigada pela informação que nos vão facultando.

  2. Milú comentou:

    Tenho 3 gatinhas e este artigo despertou-me a curiosidade e fui verificar o aspeto das “almofadinhas”!
    As da tigradinha são cinza escuro, as da tricolor são branquinhas e as da pretinha são muito escurinhas! São irmãs mas muito diferentes! Agora é que compreendi o papel importante dessas almofadinhas na vida delas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *