fbpx

10 comportamentos que demonstram que o seu gato gosta realmente de si

A forma como os gatos demonstram que gostam de nós é muito diferente da forma como, por exemplo os cães demonstram. Enquanto que um cão, quando vê o seu humano, é capaz de saltar, ladrar e lambê-lo sem parar, um gato é sem dúvida mais discreto. Mas isso não significa, de todo, que gosta menos dos seus donos. Para vos ajudar a perceber melhor o mundo felino, a Gataria reuniu 10 comportamentos que demonstram que um gato gosta e confia nos seus humanos

1 – Ronronar

A forma mais óbvia e comum dos gatos demonstrarem amor é através do ronronar. Geralmente estes felinos ronronam quando estão totalmente felizes e relaxados (a receber carícias, por exemplo). Saiba mais aqui sobre o significado dos diversos sons emitidos por estes animais.

2 – Dar turrinhas / Roçar

O rosto dos gatos contem glândulas que libertam feromonas que, por sua vez, carregam um odor característico de cada gato. Assim, quando este animal roça a face seja no mobiliário lá de casa, seja nos donos, está a espalhar o seu cheiro (é uma forma de marcação de território) e só fazem isto a quem realmente gostam.

Assim, caso outro animal se aproxime, ao detetar esse cheiro, fica a saber que aquele humano (e a respetiva casa) já tem gato (já tem dono).

3 – Piscar os olhos lentamente

No mundo dos felinos, o contacto visual prolongado (sem piscar) é sinal de ameaça. Pelo contrário, o piscar de olhos lentamente significa confiança e ternura. Por este motivo, evite olhar fixamente para o seu gato. Em vez disso, pisque também lentamente os seus olhos quando ele estiver a olhar. Assim ele saberá que pode confiar totalmente em si.

4 – Mostrar a barriga

O estômago é uma área vulnerável a ataques de predadores e, por isso, se um gato se sentir inseguro vai instintivamente evitar mostrar a barriga. Então, se o seu gato se deita e permanece de barriga para cima, sinta-se lisonjeado(a) pois é sem dúvida uma demonstração de afecto e é sinal que o seu felino confia em si a 100%.

5 – Lambidelas

Os gatos passam grande parte do tempo em que estão acordados a lavar-se a si próprios (caso tenham filhos/irmãos também se lavam uns aos outros). Se um gato lambe os seus humanos, por um lado vai estar a espalhar o seu próprio odor (marcação de território novamente) e, por outro, é uma forma de cuidar das suas pessoas favoritas.

6 – Amassar

7 – Dormir por perto

Os felinos passam grande parte do dia a dormir. Durante o sono, estão naturalmente mais vulneráveis e, por isso, têm de escolher um local de confiança para poderem recarregar energias sossegadamente. Se o seu gato escolhe o seu colo ou outro local próximo para dormir é porque se sente completamente confortável e seguro perto de si.

8 – Brincar

Os gatos adoram brincar mas acima de tudo privilegiam o factor segurança. Ou seja, para brincarem, estes felinos escolhem como parceiro alguém de quem gostam e confiam. É por isso que brincar é extremamente importante para reforçar o nível de proximidade e confiança entre si e o seu animal de estimação. Descubra aqui diversos brinquedos interativos.

9 – Rebolar

Quando um gato rebola no chão de um lado para o outro significa que está animado por ver os seus donos e que quer atenção (mais especificamente miminhos). Experimente fazer-lhe festinhas nestes momentos (na barriga não pois a maioria dos gatos não gosta por ser uma zona muito sensível).

10 – Trazer “presentes”

Os gatos são animais super fofos, contudo, não nos podemos esquecer que, primeiramente estes animais são carnívoros com fortes instintos de caça. Um gato só oferece as suas presas (ratos/pássaros/brinquedos) aos seus humanos quando realmente gosta deles. Estas capturas são encaradas por estes felinos como um presente que querem partilhar com os seus donos.

E o seu gato? Que comportamentos destes costuma ter? Conte-nos tudo num comentário.

2 comentários no artigo “10 comportamentos que demonstram que o seu gato gosta realmente de si

  1. Maria Abreu comentou:

    Adorei o artigo, aprendi muito com ele. É bom saber que os meus gatos gostam de mim. Só não me trazem presentes! De resto fazem tudo o que é referido no artigo.
    Parabéns

  2. Pingback: Nomes e tons que despertam mais atenção a um gato | Gataria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *