fbpx

9 motivos para adotar dois gatinhos em vez de apenas um

Adotar dois (ou mais) gatinhos ao mesmo tempo em vez de apenas um traz vantagens óbvias: o dobro da fofura, o dobro do amor, o dobro do afeto… Porém, os motivos vão muito mais para além disso…

1 – Adaptação mais fácil

Um gatinho quando se separa da mãe para ir para a sua nova família, geralmente nos primeiros dias sente bastante a falta dela. Para reduzir este sentimento de saudade aconselhamos a adotar dois irmãos (ou mais) ao mesmo tempo. Deste modo, a adaptação à nova casa e aos novos humanos vai decorrer mais facilmente.

2 – Companhia e entretenimento a tempo inteiro

Um gato que não tem mais nenhuma companhia felina pode sentir-se facilmente aborrecido e, quando deixado muito tempo sozinho, pode sentir-se abandonado. Isto pode trazer diversos problemas comportamentais e depressivos. Adotar dois gatinhos, contribui para que eles não sintam tanto a falta dos seus humanos, quando estes se ausentam.

3 – Gatos mais saudáveis

Um gato sozinho tem tendência a exercitar-se menos. E, já sabemos que a atividade física é fundamental para uma boa qualidade de vida e prevenção da obesidade. Dois ou mais gatos, para além de se divertirem muito mais durante as brincadeiras, também se mantêm ativos mais tempo e mais vezes, preservando assim a sua saúde física e mental.

4 – Aprendizagem mais rápida

Um gatinho aprende os comportamentos básicos como saltar, cair de pé, andar em sítios estreitos, escalar, etc imitando outros. Treinar um gatinho recém-chegado a usar a caixa de areia, arranhar apenas no arranhador e outras tarefas importantes vai ser mais fácil com dois gatos pois se um aprende com mais facilidade umas coisas, o outro imita, e vice-versa.

5 – Menos estragos na sua casa

Se pensa que dois gatinhos fazem mais estragos do que apenas um, saiba que pode estar muito enganado(a). Um gato quando não tem companhia tem muito mais tendência para fazer asneiras devido ao tédio (escalar cortinas, brincar com o papel higiénico, roer objetos que fazem parte da decoração da casa, etc). Gatos que vivem juntos, como se entretêm um ao outro, têm menos probabilidade de se distraírem com o que não devem.

6 – Sossego para o mais velho

Se já tem um gato adulto em casa e está a pensar em adotar um bebé, considere a hipótese de adotar dois gatinhos em vez de apenas um. Um gatinho bebé é muito ativo e só pensa em brincar podendo incomodar o mais velho que já não tem essa pedalada e que estava habituado ao sossego. Assim sendo, é sempre melhor adotar dois ou mais gatinhos para que possam brincar um com o outro, deixando o mais velho em paz.

7 – Limpeza ao pormenor

Quando se trata de limpeza, os gatos são animais peritos. Devido à grande flexibilidade, estes felinos conseguem lavar com a sua poderosa língua, a maior parte do corpo. Mas há sempre zonas que são difíceis de aceder. A solução? Outro gato. Deste modo, não vai haver pêlo que escape ao banho diário.

8 – Os custos não vão ser muito maiores

Gatos que vivem na mesma casa podem partilhar caixas de areia, arranhadores, fontes de água, brinquedos, camas, etc. Ou seja, os custos para “sustentar” dois gatos nunca vão ser muito maiores do que apenas se tiver um. Para além disso, algumas clínicas veterinárias fazem descontos quando leva dois ou mais gatinhos para vacinação, desparasitação, esterilização, ou simplesmente para uma consulta de rotina.

9 – Salvar dois gatos é sempre melhor do que salvar apenas um

Em Portugal (e em muitos outros países) são imensos os casos de ninhadas abandonadas. Como consequência disso, os gatis estão cada vez mais cheios. Se adotar apenas um gatinho de uma ninhada, os seus irmãos ficam sozinhos, à espera que lhes saia a mesma sorte. E a verdade é que todos eles merecem ter uma família (para sempre). Se adotar dois irmãos de uma vez (ou mais) irá salvar mais vidas e aumentar a probabilidade de os outros serem adotados também.

Assim, se está a pensar em adotar um gatinho, considere todas estas vantagens e adote dois (se forem da mesma ninhada ainda melhor). Eles irão ficar eternamente gratos e mostrar-lhe o quão fofos e amigos podem ser juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *